Desconto especial com o cupom: FANATICA10

Qual óculos combina com meu rosto?

Rosto Triângulo Invertido (ou Coração)

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-triangulo-invertido

Este tipo de rosto, mais largo na testa, tem as maçãs bem proeminentes e vai afinando em direção ao queixo, que geralmente é bem estreito.

Também é chamado de “rosto coração”quando a raiz do cabelo forma um suave V no topo da testa, ao invés de ser totalmente reta.

Prefira:

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-triangulo invertido-use

  • Redondos - Wayfarer - Gatinho - Ovais - Aviadores

As melhores armações neste caso são as arredondadas e estreitas. Para acompanhar o contorno do rosto, que vai afunilando em direção ao queixo, é ideal que a parte de baixo do óculos seja menor do que a superior. Por isso, o modelo gatinho é o mais indicado! Porém, nada de exageros no puxadinho do gatinho. É melhor que ele não ultrapasse a lateral da face, pois isto dará a impressão da região da testa ser ainda maior e o queixo mais fino. Aviadores também funcionam, contanto que a parte inferior seja mais estreita, com as laterais acompanhando o contorno no rosto.

Evite:

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-triangulo invertido-evite

Além dos gatinhos muito exagerados e pontudos, detalhes como cristais e aplicações nas laterais da armação não são muito indicados, pois chamarão toda atenção para a região mais larga da face.


Rosto Redondo

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-redondo

O rosto redondo não tem ângulos definidos. É mais curto e mais largo do que o oval, com a testa e o queixo mais arredondados e maçãs do rosto de contorno suave.

Prefira:

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-redondo-use

  • Retangulares - Quadrados - Wayfarer  - Gatinho 

Para equilibrar o formato circular da face, é melhor usar óculos com cortes geométricos ou quadradinhos, sempre procurando armações que formem ângulos bem acentuados. O aviador com linhas mais retas também é aconselhável, pois este tipo de óculos ajuda a afinar o rosto neste caso. O gatinho também deve ser mais quadrado.

Observação: é importante lembrar que existem variações do mesmo modelo de óculos com formatos diferentes. Existem, por exemplos, gatinhos bem arredondados e outros super angulosos, até com linhas retas. O mesmo vale para o Wayfarer e para o aviador.

Evite:

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-redondo-evite

Esqueça os óculos redondos, pois eles irão ressaltar mais ainda o formato circular da face. Não é conveniente que sejam oversized (grandões), pois o rosto redondo geralmente é pequeno e bem delicado.


Rosto Quadrado

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-quadrado

O oposto do formato acima, este rosto tem ângulos bem marcados e o maxilar é praticamente reto. Há pouca diferença na largura da área do queixo, das têmporas e da testa. As maçãs são menos ressaltadas.

Prefira:

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-quadrado-use

  • Ovais - Arredondados - Gatinho

De preferência a óculos arredondados no geral, sem muitos vértices e cantos, para balancear as formas já tão angulosas do rosto. Dizem que o modelo ideal é o aviador, com as laterais curvadas. Caso opte pelo gatinho, este também deve ter contornos arredondados e suaves.

Evite:

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-quadrado-evite

Óculos quadrados ou muito angulosos, poligonais.

Observação: Pela lógica, para suavizar o formato já reto da face, o ideal seria utilizar só óculos arredondados, mas há quem diga o contrário. Laterais retas e armações quadradas contemplariam melhor este tipo de rosto e valorizariam mais as suas formas. Mas é tudo questão de gosto, pois há quem prefira minimizar o formato quadrado do rosto e há quem prefira ressaltar ou simplesmente acompanhá-lo. Devido a esta controversa, acho que nada vale mais do que provar vários modelos e ver qual melhor se encaixa em cada caso.


Rosto Oval

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-oval

Rosto oval é o mais proporcional de todos, naturalmente equilibrado. Possui as maçãs do rosto mais largas que a testa e que o maxilar, que por sua vez têm a mesma largura.

Prefira:

  • Qualquer modelo

modelos-de-oculos-de-grau-formato-do-rosto-oval-use

Quem foi privilegiada com este formato de face pode comemorar, pois qualquer tipo de óculos fica perfeito nele, dos mais discretos ao mais extravagantes. Aproveite essa benção e abuse, use o que der na telha, já que neste caso não tem erro!

Lógico que não há nada mais importante na hora de escolher óculos do que se sentir bem com eles, mesmo que não seja o formato mais indicado na teoria. Mesmo o modelo mais desaconselhável pode surtir um resultado incrível, dependendo do estilo e personalidade da pessoa.

Outros fatores a se considerar:

Nem só no formato do rosto deve-se basear a escolha dos óculos. Há outros fatores tão importantes o quanto (ou ainda mais) que devem ser considerados na hora da compra:

  • Apoio nasal: os óculos estarão quase que inteiramente apoiados nessa região, por muitas horas seguidas, então é fundamental procurar um modelo que garanta equilíbrio e impeça que o acessório deixe marcas. Quanto mais área de apoio dos óculos com a pele, melhor, para distribuir e aliviar o peso na região.

  • Sobrancelhas: os óculos de grau ideais não podem formar uma “segunda sobrancelha”, o que acontece quando existe um grande espaço entre elas e a parte superior dos óculos. Pelo mesmo motivo, não convém que os óculos acompanhem exatamente o contorno da sobrancelha, para não reforçarem a expressão facial e pesar. As sobrancelhas devem ficar levemente visíveis, sem serem totalmente encobertas ou ficarem inteiramente expostas.

  • Hastes: não devem ultrapassar o tamanho da lateral do rosto, não sobrando nem faltando atrás das orelhas. Além disso, deve-se garantir que estejam bem ajustadas e que não apertem. O apoio temporal, fornecido pelas hastes dos óculos, deve ser apenas secundário, sendo a tarefa de sustentação principal executada pelo apoio nasal.

  • Pupila dos olhos: devem ficar preferencialmente centralizadas na lente, para um resultado mais harmônico.

  • Lentes: as anti-reflexos deixam seu olhar livre, permitindo que você mantenha o contato visual com as pessoas. As totalmente transparentes não acentuam olheiras nem comprometem a maquiagem.

Já ciente dessas informações, agora só falta você escolher a armação aqui na nossa loja e depois fazer as lentes em uma ótica de sua confiança.


E você, também descobriu que terá que usar óculos de grau? Como foi? Qual seu formato?